COMO ESCOLHER SUAS RODAS NA PATINAÇÃO?

09/06/2019 SAIBA-TUDO-RODAS
SAIBA-TUDO-RODAS

A vezes nos sentimos confusos, quando o assunto são rodas de patinação, pois são tantos modelos e cores diferentes, que ficamos malucos ao escolher a melhor combinação de rodas para os patins.
Neste artigo vamos ensinar como diferenciar as rodas de patinação por suas cores, durezas e posições, pois uma boa roda deve possuir boa aderência, velocidade, estabilidade e absorção de impactos.

COMO ESCOLHER UMA RODA?
Antes de escolher uma roda, devemos analisar a superfície em que vamos patinar, pois o tipo de piso faz toda a diferença na escolha da roda.

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE SUPERFÍCIES:
SUPERFÍCIES ESCORREGADIAS: São aqueles pisos de possuem o mínimo de aderência e necessitam de rodas macias ou que segurem. Ex: Taboão e Parquet
SUPERFÍCIES LIGEIRAMENTE ESCORREGADIAS: São pisos medianos, que ao mesmo tempo que escorregam, em determinados movimentos, seguram em outros. Ex: MDF e Granitina
SUPERFÍCIES ÁSPERAS: São pisos que seguram bastante e necessitam de uma roda mais duras, que ajudem os patins a deslizar. Ex: Concreto

O MESMO PATINS NÃO É USADO EM DIFERENTES MODALIDADES
Outra variável importante a ser considerada é a modalidade de patinação, pois existem diversas rodas para diferentes modalidades, com dureza, diâmetro e larguras distintas.

CONHEÇA AS MODALIDADES:

RECREATIVA: Quem pratica a patinação por hobby ou atividade de lazer.
PATINAÇÃO ARTÍSTICA: É a modalidade em que os atletas patinam executando rotinas com elementos técnicos e artísticos.
DANÇA: Quando os atletas sozinhos ou em dupla, exploram o ritmo da dança, com rotinas em diagramas na pista.
FIGURAS OBRIGATÓRIAS: Consiste na execução de movimentos em um traçado pré-determinado, na forma de círculos e bóculas.
ROLLER DERBY: É um jogo de resistência, com patinadores de ataque e defesa, em uma corrida num circuito oval.
HÓQUEI: É um jogo em que os atletas utilizam stick e bolinha e tentam fazer gol na equipe adversária.

A mudança da modalidade implica principalmente na variação do diâmetros das rodas. As modalidades artística, hóquei e roller derby usam rodas com diâmetro de 57mm e dança e figuras obrigatórias usam o diâmetro de 63mm.
Essa regra não se aplica para os patins de recreação, que podem usar rodas de diferentes diâmetros, mas normalmente usam o diâmetro 57mm.

QUE DUREZA???
Devemos levar em conta a dureza das rodas e a colocação correta das mesmas, para alcançar bons resultados na pista. Dependendo do tipo de piso, o patinador deve sempre manter uma boa velocidade e aderência em suas apresentações.

Quanto mais dura a roda, menos confortável ela será. O desgaste será mais lento e terá menos aderência. As rodas duras estão associadas a pisos mais agressivos, ásperos e fáceis de agarrar, como o cimento ou granitina.
Se a roda for macia, o desgaste é mais rápido, porém com melhor aderência e mais flexível. Assim, entende-se que a roda mais macia está associada a pisos escorregadios, tipo de tabuão ou parquet.

POSIÇÃO DAS RODAS MACIAS

Na patinação artística a maioria dos patinadores fazem o cruzamento de rodas entre as mais duras e as macias, onde as macias são as que mais seguram e seu posicionamento se faz da seguinte forma:

PATINS DIREITO: externa na frente e interna nas costas
PATINS ESQUERDO: interna na frente e externa nas costas

Nesta tabela você pode ver todo o catálogo de rodas da Patins Rye, que estão ordenadas pela qualidade dos materiais.

É BOM CUIDAR BEM DAS RODAS

Além de manter todas as rodas com o mesmo diâmetro, preocupe-se em manter as rodas ajustadas, limpas e em bom estado, cuide para trocá-las sempre que estiverem cônicas e/ou quadradas, isso pode dificultar a execução de seus saltos e piruetas.

Lembre-se que as rodas são um dos elementos mais importantes dos seus patins, portanto, é uma das principais ferramentas para fazer um bom exercício de patinação artística.



Novidades e
ofertas exclusivas!