ROLAMENTOS SÃO OS HERÓIS DESCONHECIDOS DO SEU PATINS

29/05/2019

Vamos abordar neste post as principais características dos rolamentos utilizados na Patinação Artística e como ajudá-lo a escolher entre os diferentes modelos.

COMO É UM ROLAMENTO POR DENTRO?
Os rolamentos utilizados na Patinação Artística possuem 4 partes distintas, são elas:

ANEL EXTERNO: é o anel que fica em contato com a roda.
ANEL INTERNO: é o anel que fica encaixado no eixo.
GAIOLA: é um separador, que mantém as esferas presas, enquanto rolam ao longo dos anéis.
ESFERAS: normalmente feitas em aço e quanto melhor a qualidade do aço, mas precisos são os rolamentos.


OS ROLAMENTOS SÃO DIFERENCIADOS CONFORME SUAS CAPINHAS PROTETORAS
BLINDADOS: possuem uma capa de cada lado, que dificulta a entrada de sujeira, por causa da vedação, possuem maior retenção de graxa e geralmente são rolamentos mais lento.
SEMI-BLINDADOS: possuem apenas uma capa, que facilitam muito a limpeza.
ABERTO: não possuem capa protetora, isso quer dizer que são abertos e sujam com muita facilidade, necessitam de limpeza com maior frquência.

DICA: Ao montar os rolamentos nas rodas, coloque a parte "blindada" no lado de fora e a parte “aberta” no lado de dentro, para evitar a sujeira.

Os rolamentos para patinação artística são do tipo 627, para patins profissionais e 608, para patins iniciantes. A primeira parte do número significa que é um rolamento de esferas e a última, que o diâmetro interno é de 7 ou 8 milímetros.

NOMENCLATURA
627 Z: Vedação de apenas um lado do rolamento
627 ZZ: Rolamento vedado dos dois lados
627 RS ou LS: Vedação de borracha de apenas um lado
627 2RS: Vedação de borracha dos dois lados

ROLAMENTOS DE PRECISÃO
Os rolamentos de aço são mais lentos, porém mais resistentes e aguentam fortes impactos. Já os rolamentos de cerâmica possuem vantagens sobre os de aço, pois a medida que a velocidade aumenta o rolamento esquenta ocasionando a dilatação das esferas. Como a cerâmica possui uma temperatura de dilatação mais alta que a do aço, as esferas permanecerão intactas, sem dilatar, em velocidades mais altas.

Os rolamentos de super precisão podem ser de aço ou cerâmica e servem para suportar mais velocidade e menos impactos. A Annular Bearing Engineering Committee ABEC é a sigla internacional de classificação de rolamentos, quanto a precisão.

A classificação ABEC varia de 1 a 9, mas podendo chegar a 15 para alguns fabricantes, e significa que quanto maior o número, maior a precisão do rolamento, mais isso não significa maior a velocidade do patins e sim significa que lhe permitem operar em sua velocidade máxima com eficiência, isso sem estourar os rolamentos.

Essa relação de velocidade, precisão e eficiência só acontece por causa de uma combinação de fatores correlacionados, são eles: qualidade da pista de rolagem, folga interna, acabamento dos anéis, precisão das esferas, ruído, qualidade da gaiola e lubrificação.

DICA: Essas combinações só funcionam com o rolamento em perfeito estado de conservação, por isso, nunca umedeça o rolamento e mantenha-os sempre lubrificados, para evitar a oxidação.

E AGORA PODEMOS FALAR SOBRE OS ROLAMENTOS DA MARCA RED BONES,
Os rolamentos da marca Red Bones não possuem sua classificação baseada em ABEC, eles têm a sua própria classificação, chamada de “Skate Rated”. A empresa Red Bones Bearings em nota, diz que esse sistema de classificação ABEC usado pelas indústrias não corresponde a qualidade empregada na construção dos rolamentos Red Bones.

A Red Bones fabrica 7 tipos de rolamentos:

1) Bones Swiss,
2) Bones Swiss L2,
3) Bones Super Swiss 6,
4) Bones Swiss Ceramics,
5) Bones Reds,
6) Bones Super Reds e
7) Bones Caramic Super Reds.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO.... UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE!
A limpeza periódica dos rolamentos é importante para prolongar a vida útil do seu patins, pois o acúmulo de sujeira e resíduos podem criar atrito entre as esferas e os anéis, danificando o equipamento.
Para limpeza, não há truques! Você deve retirar os rolamentos das rodas, remover as capas protetoras, lavar com uma solução desengraxante e esfregar com uma escova de dentes, logo após coloque de molho na mesma solução. Isso fará com que a sujeira desgrude mais facilmente!

Após a limpeza, é importante secar bem os rolamentos e mantê-los lubrificados com a Graxa Líquida HHS 2000 e pronto! Seu equipamento está limpo!

O bom desempenho do seu patins passa pelo conjunto “rodas” e “rolamentos”, pois não adianta nada ter rolamentos maravilhosos em rodas gastas, cônicas, desalinhadas e/ou quadradas, por isso, nos próximos posts estaremos falando sobre os principais modelos de rodas e suas características.

PROCURE PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PARA LHE AJUDAR
Patinar é uma experiência única, ainda mais se for com um patins de qualidade. Procure sempre uma das Lojas Rye para realizar a manutenção dos seus equipamentos, porque independente do seu grau de conhecimento dentro do esporte, evite problemas no futuro por decisões mal tomadas no passado.



Novidades e
ofertas exclusivas!